skip to Main Content
MA SOLUÇÃO PARA OS PROBLEMAS DE AUDIÇÃO.

MA SOLUÇÃO PARA OS PROBLEMAS DE AUDIÇÃO.

s próteses auditivas implantáveis de condução óssea, diferentemente dos aparelhos auditivos convencionais, promovem a estimulação auditiva através da condução do som pelos ossos da cabeça a fim de melhorar a audição perdida e restaurar as habilidades comunicativas.

Como funciona este mecanismo?

O som é transmitido pela vibração das ondas sonoras no ar. Estas são captadas pela orelha e conduto auditivo externo, que fazem vibrar a membrana do tímpano, que transmite essa energia através do ouvido médio até o ouvido interno. No ouvido interno estão as células auditivas as quais se conectam aos neurônios da audição.
Mas o som também pode ser captado no ouvido interno sem ter que passar pelo ouvido médio. Isto ocorre pela condução das vibrações dos sons através dos ossos da cabeça.

Quando está indicado?

A maioria das pessoas com deficiência auditiva consegue benefícios importantes da audição e habilidades de comunicação com os aparelhos auditivos convencionais, ou seja, aqueles que amplificam o som e fazem quem que eles fiquem mais altos para serem captados pelo canal auditivo, ossículos da orelha média e células da orelha interna. Porém algumas pessoas não são capazes de ouvir bem através deste caminho. Por exemplo: pacientes com malformações das orelhas desde o nascimento, sem conduto auditivo patente, perda profunda unilateral com prejuízo da qualidade de vida, secreção crônica nos ouvidos, pós operatórios de cirurgias de ouvidos, e outros tipos dificuldades de adaptação aos aparelhos convencionais, entre outros, têm indicação deste tipo de próteses.

Como funcionam? 

Existem alguns modelos já disponíveis no Brasil, inclusive para crianças. Estes dispositivos são divididos em duas partes: uma interna e outra por fora da cabeça. A porção interna é colocada por debaixo da pele da cabeça por meio de procedimento cirúrgico simples, porém com tecnologia avançada. E a porção externa conectada à pele por ímã.

Em alguns aparelhos um implante é colocado no osso atrás da orelha, ou mesmo fixada abaixo da camada muscular. O som é captado por microfone no processador que vibra de maneira a propagar a mensagem sonora através dos ossos da cabeça até o ouvido interno. Melhorando assim a audição destes pacientes.

Uma característica favorável destas próteses implantáveis é que o paciente pode experimentar a experiência de escutar através deste sistema mesmo antes da cirurgia, fazendo testes usando o processador em uma tiara ou headband.

As próteses auditivas de condução óssea implantáveis são algumas das mais recentes armas disponíveis no tratamento deste tipo de perda sensorial em pacientes que, por algum motivo, não conquistaram os benefícios dos aparelhos auditivos convencionais. Esta tecnologia já está disponível no Brasil há alguns anos e, agora, algumas podem ser adquiridas pelo SUS e planos de saúde.

Back To Top